O SUPERVISOR

Supervisão e processos

As empresas realizam seus objetivos de atender necessidades de clientes e outras partes interessadas através dos processos. É nos processos que ações concretas materializam as ideias. Conhecer em profundidade o que é e como funciona um processo é essencial para compreender o que são gerência e supervisão e quais são seus campos de autoridade e responsabilidade.

Supervisão: definição, atribuição e diferenças

Gerentes e supervisores têm atribuições distintas em relação ao processo, e a falta deste entendimento faz com que esses dois cargos trabalhem de forma “embolada”, não sendo possível, assim, que ambos apresentem seus melhores desempenhos.

Quando se fala em supervisão ou supervisores muitos perguntam: “de quê?”. Entretanto, assim como gestão é um termo genérico pertinente, supervisão também é. A particularização – como, por exemplo, em supervisão de logística, supervisão de manutenção, de compras e outras – tende a aproximar o entendimento sobre supervisão do contexto tecnológico, o qual, embora muito importante, não é o elemento central. Ao contrario, conduzir, educar, orientar e levar as pessoas da equipe à satisfação de trabalhar com esmero, profissionalismo, vibração e desenvolvimento continuo, constitui o elemento central da supervisão de alto nível.

O supervisor: site, livro e cursos

Os conceitos apresentados neste site e no livro O SUPERVISOR representam um passo necessário no mundo corporativo, um rompimento efetivo, e estabelecem as bases de um novo patamar, no qual a função supervisão é levada seguramente à sua verdadeira e excepcional importância para o sucesso do gerenciamento e das próprias organizações.

… não se sabe de fato que é supervisão, o que cabe a um supervisor fazer, quais são suas responsabilidades em relação à obtenção de resultados, e quais as fronteiras entre gerenciamento e supervisão. Na maioria das vezes os gerentes adentram sem se darem conta a função supervisão, o que e um fator importante de perda de produtividade e qualidade…

Objetivos

Somos fonte de informação e formação sobre as atividades de liderança operacional e supervisão, seja por meio de nossa principal publicação, o livro O Supervisor, seja por meio de cursos e eventos que promovemos no Rio de Janeiro e em qualquer estado do Brasil.

Atuamos na formação e desenvolvimento de supervisores, supervisionandos, coordenadores, gerentes, equipes para empresas, escolas, indústrias e corporações com foco em responsabilidade, resultados, produtividade, qualidade, delegação e prática. Nosso conteúdo é recomendado para técnicos, engenheiros, administradores, estudantes, chefias.

Explicamos – através de literatura teórica e treinamentos presenciais – o que é, o que faz, qual o papel, a definição e o significado da supervisão eficaz, eficiente, efetiva, competente e que traz resultados. Abordamos temas relevantes como POP (Procedimento operacional padrão), ciclo PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT / Plan-Do-Check-Adjust) entre outros temas atuais.